terça-feira, 10 de março de 2015

Resenha: Travessuras da Menina Má

Minha leitura preferida do mês passado foi Travessuras da Menina Má, do escritor peruano Mario Vargas Llosa e achei que seria bom compartilhar essa minha experiência aqui no blog.

Travessuras da Menina Má é um romance que tem como pano de fundo um contexto histórico que é tão bem explorado quanto a própria trama. Esse livro esmiúça muito bem detalhes do contexto social e politico dos momentos que o personagem principal vive. O livro retrata o Peru nos 1960 e 1970, Paris, nesse mesmo período, Londres nos anos 1970, além de Tóquio e Madri. O próprio Mario Vargas Llosa vivenciou esses momentos, por isso tem muita consistência para falar sobre.  Pra quem gosta de história é um prato cheio. Pra quem gosta de um bom romance também, é claro. Os personagens são bastante densos, principalmente o narrador da história, Ricardo Somocurcio, também conhecido como Ricardito. Com a leitura é possível conhecer todos os aspectos de sua vida, desde suas origens no Peru, como também sobre seu trabalho como tradutor e sobre seu amor pela menina má.

Ricardito e a menina má se conheceram quando eram adolescentes, no Peru, porém acabaram perdendo contato e só voltaram a se encontrar quando tinham 20 e poucos anos, já em Paris (onde se passa a maior parte do livro). A partir daí se inicia uma série de encontros e desencontros, onde a menina má sempre reaparece com uma nova vida, um novo nome, um novo marido. Achei interessante esses encontros e desencontros porque, ao meu ver, isso representa que na vida ninguém pertence a ninguém e que a própria vida é inconstante, assim como a menina má. 

A leitura desse livro foi muito agradável e o recomendo para todo mundo que goste de um romance complicado.

Título: Travessuras da Menina Má
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara
Páginas: 302

4 comentários:

Sofia Trindade disse...

Que ótima resenha! Tu escreve muito bem parabéns! O livro parece ser bem interessante e não aqueles romances meia boca que se vê hoje em dia. Gostei.
formula-amor.blogspot.com

Carolina Inthurn disse...

Oi, flor. Tudo bem?

Que livro bacana! É muito interessante mesmo e eu fiquei curiosa... Amei saber que a história (grande parte) se passa m Paris, má ville prefèr <3
Obrigada pela dica! Ótima resenha.

Beijos
http://www.estantedasfadas.com.br/

Marília Pessoa disse...

Já comecei gostando do título e da capa do livro!
Gosto de histórias com contexto meio histórico e adorei essa sinopse!
Fiquei curiosa!
bjs
blogtrashrock.blogspot.com

Inês Gabriela A. disse...

Nossa, fiquei mega curiosa pela obra, parece ser muito bacana, bem escrita e desenvolvida. Gosto de livros que tem fatos históricos, mas nunca diria que esse é um deles olhando a capa. Vejo que me enganei.

memorias-de-leitura.blogspot.com

Postar um comentário