terça-feira, 15 de julho de 2014

Resenha: A Mulher Desiludida

Desde que comecei a me interessar e entender melhor o movimento feminista eu vinha tendo muita vontade de ler alguma coisa escrita pela Simone de Beauvoir, que foi uma das primeiras representantes do feminismo no mundo. No mês passado encontrei o livro A Mulher Desiludida na biblioteca e, por mais que eu quisesse ler antes O Segundo Sexo (que é o livro mais conhecido da Simone), decidi começar por esse mesmo.

A Mulher Desiludida é um livro que traz três histórias de mulheres em diferentes momentos da vida. A primeira história, chamada A Idade da Discrição, traz os dilemas de uma mulher ao envelhecer. Apesar dos meus vinte e poucos anos eu consegui me colocar no lugar dessa personagem e imaginar o quanto a gente muda no decorrer da vida e como a velhice não nos modifica somente por fora, mas também no modo como lidamos com a gente mesmo.

A segunda história, que chama Monólogo, traz uma narradora se queixando consigo mesma sobre sua vida, desde sua infância até seus dois casamentos fracassados e o suicídio da filha. Essa história traz uma reflexão acerca da solidão já que a personagem se encontra sozinha durante toda a história.

A terceira história, que dá também o nome ao livro, é a mais longa e é contada em forma de diário. Em A mulher desiludida, a personagem Monique descobre que seu marido tem uma amante e tenta conviver com isso mesmo não aprovando a pulada de cerca do esposo. Eu fiquei perplexa na maior parte da leitura dessa história. Ela traz uma reflexão a cerca do casamento, e como as vezes as pessoas não conseguem aceitar que casamentos podem não dar certo.

Enfim, a leitura desse livro foi uma experiência incrível! Ela traz consigo uma carga emocional muito grande, principalmente de empatia com as personagens. A narrativa da Simone é diferente em cada uma das histórias, porém uma característica que eu notei é que a autora nunca entrega os fatos de bandeja para o leitor. É ao longo da leitura que vai se descobrindo fatos da vida dos personagens e seus problemas.

Livro recomendadíssimo para quem gosta de fazer reflexões sobre a vida.


Título: A mulher desiludida
Autor: Simone de Beauvoir
Editora: Biblioteca Folha
Páginas: 190

Um comentário:

Cherry Cris disse...

Gostei da Resenha e parece ser muito legal.
Beijos
http://pinagirlscris.blogspot.com.br

Postar um comentário