quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Carmen Miranda

Carmen Miranda, nasceu em 9 de fevereiro de 1909, na cidade de Marco de Canaveses, em Portugal. Com apenas dez meses e oito dias veio para o Brasil com sua família, fixando se no Rio de Janeiro. 
Mesmo sendo portuguesa, se consagrou como um dos maiores ícones da cultura brasileira e, consequentemente, da moda, pois era ela mesma quem costurava as peças que vestia em seus shows. Muitas grifes utilizaram seu estilo irreverente para compor suas coleções de moda.
Um exemplo disso é a marca brasileira de moda praia, Salinas, que teve sua coleção de verão 2006 inspirada na cantora. Estampas florais muito coloridas, babados e turbantes foram os principais elementos que puderam ser visualizados nas peças.

Sendo conhecida em todo o mundo, Carmen Miranda também foi inspiração para coleções de estilistas internacionais. A coleção resort 2010 de Marc Jacobs, contou com algumas peças referenciadas na cantora, como estampas e detalhes coloridos, aplicações de mini frutas e, nos pés, as plataformas características de Carmen.

A coleção de verão 2011 de Stella McCartney também contou com algumas peças inspiradas em Carmen Miranda, explorando a temática de frutas, sempre presente na indumentária da cantora.


O estilo de Carmen Miranda também está presente na coleção de verão 2011 de sapatos e bolsas de Charlotte Dellal. O destaque está no sapato que tem o desenho de várias frutas.

E para meu trabalho de conclusão de curso, a fonte de inspiração não poderia ser outra. Babados, estampas, bordados e recortes foram as principais características da coleção de moda.

Um comentário:

simply frabulous disse...

Eu nunca ouvi antes de salinas, mais as cores e os bikini estao super bonitos!

-I hope my portuguese is not too bad :)-

Postar um comentário