sexta-feira, 9 de maio de 2014

Resenha + Filme: A menina do fim da rua

Encontrei por acaso este livro na biblioteca, enquanto procurava por outro e ele me chamou muito a atenção por causa do título e da expressão da menina da capa. O livro não tinha descrição na contracapa, nem nada, mas decidi retirá-lo mesmo assim, por intuição.

E foi uma surpresa incrivelmente boa! A menina do fim da rua escrito por Laird Koenig conta a história de uma menina de 13 anos, Rynn Jacobs, que mora com seu pai em uma casa um pouco afastada da vizinhança. Essa menina é misteriosa e tem um segredo que no decorrer do livro vai se desvendando aos poucos. A cada momento da leitura fui tentando resolver o quebra-cabeças de acordo com os fatos que iam sendo desvendados e imaginei diversos finais diferentes.

A personagem Rynn certamente é uma das minhas preferidas da literatura! Ela é inteligente, sarcástica e firme no que diz, além de ser muito cuidadosa com as palavras, me fazendo prestar atenção em cada detalhe. Rynn também é bem culta, ouve música clássica, sabe cozinhar perfeitamente bem, adora poesia e vive lendo Emily Dickinson. Se tem uma coisa que a irrita muito é quando as pessoas a subestimam por sua pouca idade e uma das frases dela que eu mais gostei foi "Quantos anos uma pessoa precisa ter para ser levada a sério?"

Gostei demais desse livro! A narrativa do autor é bem envolvente e cheia de diálogos inteligentes e cenas detalhadas (você realmente se sente dentro da casa da Rynn enquanto lê!).

O livro ganhou uma adaptação para o cinema em 1976, tendo Jodie Foster no papel principal. O filme é ótimo e o enredo é bem fiel ao livro! 

Título: A menina do fim da rua
Autor: Laird Koening
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 193

7 comentários:

Inês Gabriela A. disse...

Também não conhecia o filme (e nem o livro!) mas me interessei muito.
Vamos confessar que vc dizer que a protagonista é sua queridinha e, o melhor: sarcástica! É, no mínimo, animador.

memorias-de-leitura.blogspot.com

Cherry Cris disse...

o livro e realmente bom
este foi um dos meus favoritos do ano passado.
Beijos
http://pinagirlscris.blogspot.com.br

Carolina Inthurn disse...

Oi Maira!

Fiquei bem interessada, vou assistir ao filme eu acho!

Beijos
http://www.estantedasfadas.com.br/

Camila Tamiya disse...

Não conhecia o livro...adoroo ler e com certeza vou procurar aqui na minha cidade!
Flor, amei seu blog e já estou te seguindo! :3
Se quiser, dá uma passadinha lá no meu cantinho. Voltei à ativa depois de muito tempo em pausa, mas agora estamos à todo vapor...conto contigo!
Beijooo!
Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343

CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

Sofia Trindade disse...

Nossa! Me sugou completamente! Já vou guardar o nome e procurar na biblioteca. Parece ser realmente bom. Conheci ele agora, mas deve ser muito bom (adoro livros com segredos).

Formula-amor.blogspot.com

Marília Pessoa disse...

Adoro esses livros que gente pega na biblioteca, por acaso, lê e acaba se encantando!
Gostei desse, eu não conhecia, mas vou procurar. Gosto de livros desse tipo!
bjs

blogtrashrock.blogspot.com

Paulinha Alves disse...

Bom, em primeiro lugar queria agradecer d-e-m-a-i-s o comentário que você deixou no meu blog. É tão bom encontrar mais gente que não fica nessa neura de 'ter que parecer mais alta, mais magra, mais não sei o que'. Eu detesto de verdade essas imposições.
Bom, em segundo lugar, queria dizer que a gente precisa, com toda certeza, bater um papo sobre moda, Audrey, revistas, livros e afins. Me adiciona no facebook (se não for incômodo) https://www.facebook.com/paulinhav.alves e a gente conversa.
E terceiro: não conhecia esse livro, mas só de saber que rolou uma adaptação dele pro cinema com a Jodie Foster no papel principal, já me animei! Vou ver se consigo achar pra ler :)

Postar um comentário