segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Man Repeller, por Leandra Medine (o livro)

Não tinha pretensão de escrever sobre livros. Apesar de ser uma das coisas que eu mais gosto no mundo, eles podem trazer assuntos tão diversificados que seria difícil manter o foco no que eu quero transmitir aqui. Mas quando li Man Repeller, escrito por Leandra Medine, achei que tinha tudo a ver com o que eu acredito e escrevo no blog.


Man Repeller pode não ser um título desconhecido pra você, afinal é também o nome de um dos 25 melhores blogs do mundo (de acordo com a revista Time). O blog de Leandra foi criado em 2010 e trata de moda como um assunto sério, mas de uma forma muito divertida. E isso a blogueira, que é também formada em jornalismo, expressou muito bem em seu livro!
São 13 capítulos, e cada um deles tem como título alguma peça de roupa, calçado ou acessório que teve papel importante nas vivências de Leandra. Ela escreve memórias da infância, da época do colégio, trabalho e, é claro, de relacionamentos. A autora é bastante autêntica e cheia de atitude, e não esconde suas inseguranças ao descrever experiências constrangedoras (e engraçadas!).

A relação com a moda

Já nas primeiras páginas do livro, podemos constatar que, desde criança, as roupas tiveram papel de destaque na vida de Leandra Medine. Nos certificamos disso quando nos deparamos com suas descrições detalhadas de peças de roupa. O que para alguns pode parecer superficial, para mim foi fantástico!
Meu capitulo preferido foi O diabo não veste Valentino, justamente por ser a narrativa mais voltada à moda. Nele Leandra conta sobre como ela se repreendeu por ter sido "muito ela mesma" em uma entrevista de estágio e como conseguiu o posto na Valentino justamente por causa disso! Ela descreve também como a família e os amigos a associaram à Andy do livro/filme O diabo veste Prada, e como ela não gostava disso.

Repelente de homem

"Sempre me preocupei mais em parecer "descolada" que "bonita". Roupas atraentes do tipo convencional, como pretinhos básicos, jeans skinny, blusas acinturadas e saias curtas, nunca despertaram meu interesse tanto quanto formas interessantes... e cores escandalosas. Percebi rapidamente que essa minha preferência era libertadora. Eu era uma repelente de homem."
A definição de Man Repeller (ou repelente de homem) é aquela mulher, como a Leandra, que veste peças que considera cool e que podem vir a desagradar e repelir as pessoas do sexo oposto.
"-Tudo em você é atraente, a não ser esse short idiota de cintura alta. - dissera Alex" (página 160).


No final das contas, Leandra deixa claro que o que realmente importa é você expressar sua personalidade, independente de um homem (ou mulher) aprovar ou não o seu look. Quem gosta de verdade de você não vai se importar e vai gostar de você mesmo usando calça saruel e ombreiras. Vai gostar de você apesar do que você está vestindo. No fim do dia, o importante é o que está por baixo do turbante, né?
Você pode comprar o livro Man Repeller na Saraiva ou no Submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário