quinta-feira, 19 de março de 2015

7 motivos (fashion) para assistir Cinderela em Paris

Se Bonequinha de Luxo é o filme mais importante da carreira de Audrey Hepburn, Cinderela em Paris é, definitivamente, o mais estiloso. O musical conta a típica história do patinho feio (que nesse caso, de feio não tem nada), onde uma jovem vendedora de livros é encontrada por um fotógrafo e uma editora de moda, vai para Paris, se apaixona e, ao longo do caminho, se torna uma modelo deslumbrante vestindo criações exclusivas! Cinderela em Paris é quase como um desfile ou uma revista de moda, e eu listei 7 motivos fashion para você assisti-lo!

A vendedora de livros que virou modelo

Jo Stockton, personagem de Audrey Hepburn, foi inspirada na modelo Suzy Parker que, inclusive, participa do filme na sequência Think Pink. Jo deixa de ser uma vendedora de livros e vai para Paris modelar, mas apesar de  estar na capital da moda e vestir roupas incríveis, não esquece das coisas nas quais acredita.


A editora de moda

A editora de moda da fictícia Revista Quality é Maggie Prescott, interpretada por Kay Thompson e inspirada em Diana Vreeland, que trabalhou na Vogue e na Harper's Bazaar. Do mesmo jeito que Maggie olhou para Jo e seu "rosto engraçado" e enxergou uma modelo de capa de revista, Diana Vreeland também admirava peculiaridades nas pessoas com quem trabalhava.

Maggie leva muito a sério o seu trabalho na Quality e fala uma das minhas frases preferidas do filme:"Uma revista precisa ser como um ser humano: se entrar dentro de casa deve contribuir com alguma coisa, não pode simplesmente ficar jogada em algum canto. Uma revista precisa ter sangue e cérebro e 'pizzazz'."


O fotógrafo de moda

O fotógrafo de moda Dick Avery, interpretado por Fred Astaire, também foi inspirado em um grande nome da fotografia de moda: Richard Avedon. Além de ser inspiração para o personagem, Avedon também produziu a sessão de fotos, com poses que são características suas. Graças ao fotógrafo, assistir Cinderela em Paris é como folhear uma revista de moda!


Dovima

A modelo Marion, que aparece no começo do filme, foi interpretada por Dovima que era uma das mais importantes modelos na década de 1950 e que também trabalhou muitas vezes com o fotógrafo Richard Avedon.


A sessão de fotos em Paris

Audrey, em seu papel como livreira que virou modelo, posa com looks lindos em vários locais elegantes de Paris: ela corre com balões coloridos no Jardin des Tuileries em um vestido preto de cintura marcada, pesca no rio Sena enquanto veste uma calça capri e chapéu de palha e desce a escadaria do Louvre acenando um lenço de chiffon vermelho.

Essa sequência de cenas é ótima pra entender um pouquinho sobre como funciona a produção de editoriais de moda, a história criada por trás de cada fotografia e como a modelo precisa se conectar com isso tudo para no final ter um bom resultado.

Balões!

Anna Karenina

Mais flores!

Depois da ópera.

Pescaria.

Príncipe encantado.

Tire a foto!


O figurino de Givenchy

A parceria entre Audrey e Givenchy começou no filme Sabrina, mas foi em Cinderela em Paris que ela se consolidou e que ele recebeu seus primeiros créditos. Audrey fez questão de que o estilista criasse o figurino principal de sua personagem, que inclui tanto as roupas usadas na sessão de fotos quanto os looks que a personagem veste no desfile do fictício estilista parisiense Paul Duval.




O figurino secundário

Apesar do figurino glamuroso de Givenchy, os looks mais simples da personagem Jo também são memoráveis. Na primeira cena em que aparece, Audrey veste uma versão feminina da roupa de trabalho de Hubert de Givenchy: uma espécie de colete por cima de uma blusa preta de gola rulê. Já em Paris, a personagem veste um casaco estilo parka da Hermès, uma calça de sarja preta de Rose Bertin e loafers da Tod's, o que lembra um pouco do estilo pessoal de Audrey.



Cinderela em Paris é mais do que um filme com um figurino bonito, é um filme sobre a indústria da moda e que nos lembra que há muitas pessoas envolvidas nos bastidores para colocar a garota na capa da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário