segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha: A Metamorfose

No mês passado li A Metamorfose, que foi o meu primeiro livro do Franz Kafka. Estava em dúvida entre esse e O Processo, mas acabei escolhendo esse porque já o tinham me indicado.

Acho que não é spoiler contar que Gregor, personagem principal desse livro, logo no primeiro parágrafo, se metamorfoseia. Ele era um homem e quando acorda se vê como um inseto gigante. E o livro vai contando como ele se sente em relação a isso e como os familiares dele passam a tratá-lo.

Confesso que quando terminei a leitura do livro fiquei com um ponto de interrogação enorme na minha cabeça porque eu esperava que acontecesse algo na história. Veja bem, o ponto alto do livro, a reviravolta, digamos assim, acontece logo no primeiro parágrafo. Dessa forma, imaginei que haveria outra reviravolta mais adiante, porém não foi o que aconteceu.

Depois acabei entendo o propósito do livro. Ele me fez pensar bastante. Acho que A Metamorfose fala muito sobre o relacionamento entre as pessoas. Em como quando uma pessoa muda os relacionamentos entre ela e as outras pessoas também mudam. Várias lições e alusões interessantes podem ser tiradas a partir dessa leitura.

A Metamorfose é um livro curtinho, que pode ser lido em poucas horas. Gostei muito da escrita do Kafka e estou animada para ler O Processo, que acho que é um livro mais denso (pelo menos fisicamente). Enfim, recomendo esta leitura pra todo mundo que gosta de livros que fazem refletir sobre a vida. Para mim, é o melhor tipo de livro.

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 96

4 comentários:

Amanda T. disse...

O nome do autor me é familiar, mas não lembro de onde o conheço. Talvez já tenha lido outra resenha de um de seus livros, não sei. Esse me parece meio doido, meio sem pé nem cabeça. O tipo de livro que só faz sentido quando você para pra pensar, analisar e interpretar o que lê. Mas amo obras assim, então claro que me interessei!

Beijoos
https://escolhasliterarias.blogspot.com/

Lua- Eu Crio Moda disse...

Eu vi o filme O Processo, mas o livro a metamorfose tem toda uma filosofia por trás e interpretações de cunho social, tenho vontade de ler ^^

Iza disse...

Kafka é Kafka. Quase peguei esse livro, mas daí, escolhi O Cortiço - que até hoje não terminei de ler...#shameonme
Beijos <3

Thaís Amaral disse...

Nunca tinha ouvido falar, e obrigada pela resenha, pois pelo visto me alertou pra não comprar ele, kkk. Não é muito o gênero que curto. Bom, achei seu blog super interessante e já estou seguindo. Se puder ir dar uma olhada no meu, agradeceria. Beeijos e sucesso.
http://ohmygoodblog.blogspot.com.br/

Postar um comentário