quarta-feira, 25 de março de 2015

Resenha: Razão e Sensibilidade

Acho uma grande responsabilidade fazer resenha crítica de obras ou autores clássicos e importantes da literatura. O livro Razão e Sensibilidade, escrito por Jane Austen é um exemplo. Terminei a leitura essa semana e não posso deixar de falar um pouco sobre ele.


O livro traz a história das duas irmãs Dashwood, que possuem personalidades bastante diferentes entre si: Elinor é razão, Marianne é sentimento. Ao longo da história vemos a forma como cada uma delas lida com isso, principalmente na questão amorosa. Infelizmente o final do livro não me agradou mas gostei do fato de eu conseguir perceber a evolução das personagens principais: Elinor conseguindo expressar suas emoções e Marianne podendo contê-las. 

Razão e Sensibilidade foi o segundo livro que li da autora e, apesar de me encantar muito mais com a história de Orgulho e Preconceito, a leitura foi mais leve e divertida. Sim, divertida! Nunca imaginei que descreveria Jane Austen assim, mas Razão e Sensibilidade é um livro cheio de ironias, principalmente em se tratando do aspecto financeiro dos personagens. Outra coisa que me divertiu muito foram os personagens, que davam respostonas uns para os outros mas daquela forma polida da época. Insultando educadamente, sabe?

Enfim, o livro faz parte da lista do Rory Gilmore Book Project e está indicadíssimo pra quem quer começar a ler Jane Austen! 

Título: Razão e Sensibilidade
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 631

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, Flor! Tudo bom?
Acredita que sua resenha é a primeira que vou ter a honra de ler sobre o livro? Quem sabe você não muda minha opinião e me faz finalmente ler o livro. Acho que vi nessa história, minha irmã e eu. No fundo, sou uma pessoa que é totalmente regida por sentimentos, mas minha razão também, e minha irmã é totalmente a razão. Sério que temos comédia por ai? Fiquei feliz agora, achei que estaríamos lidando com uma história até que complicada.
E olha só, você mudou mesmo minha opinião! Adorei sua resenha e principalmente saber sua opinião sobre a história, realmente adorei. Parabéns pelo blog, adorei seu cantinho e virei seguidora, quero voltar muito aqui ainda! <3

Beijinhos,
Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

Postar um comentário