sexta-feira, 20 de março de 2015

Resenha: Tão Ontem

Há alguns anos uma pessoa me disse que o livro Tão Ontem do Scott Westerfeld era muito bom e que era provável que eu iria gostar. Queria lembrar quem foi essa pessoa para agradecer a indicação e dizer que ela estava certa, eu a-do-rei!

Tão Ontem é narrado por Hunter, um garoto de 17 anos que é Caçador de Tendências. Seu trabalho consiste em identificar nas ruas o que há de mais legal e criativo para o mercado seguir. No começo do livro, ele conhece Jen, uma Inovadora e não consegue evitar se envolver com ela (e muito!). Os dois são chamados para uma reunião misteriosa com a chefe de Hunter, mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular dela em um prédio abandonado. Hunter e Jen se vêem então envolvidos em um mistério que envolve um carregamento com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos.

O livro é uma sátira ao processo de adoção de moda (também conhecido como bubble up ou trickle down, pra quem estuda moda). Além disso, o autor inseriu diversas curiosidades aleatórias no decorrer do livro, coisa que gosto muito, sendo uma delas a teoria dos seis graus de separação. 

Apesar do livro trazer uma certa reflexão a cerca do consumismo, é uma leitura bem leve e divertida. Recomendadíssimo!

Título: Tão Ontem
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Record
Páginas: 316

3 comentários:

Iza disse...

O livro parece ótimo!
Vou dar uma procurada.
Beijos <3

vintageiz.blogspot.com

Patricia Leardine disse...

Parece bem legal. Só a capa já me atrairia... Quando criança eu brincava com essas bonecas de papel, criava histórias, brincava de trocar e vestir...

Kelly Anne disse...

Deu realmente vontade de ler haushaus

Postar um comentário