segunda-feira, 27 de abril de 2015

Garota Online, o livro da Zoella

Lá no comecinho do blog eu falei que não tinha pretensão de escrever sobre livros, já que eles podem tratar de assuntos tão diversos e eu queria manter o foco na moda. Mas com o tempo percebi que muitos de vocês que leem o blog gostam de livros tanto quanto eu, e achei que seria bacana escrever sobre alguma leitura de vez em quando.

Então eu li Garota Online, o livro escrito pela Zoe Sugg, também conhecida como Zoella. Assim como a Leandra Medine, que escreveu Man Repeller, a Zoe também é blogueira (e youtuber) e decidiu colocar seus pensamentos no papel impresso. Garota Online, no entanto, é um livro de ficção, mas que traz nele muito da vida e da personalidade de sua autora.


O cenário da história se divide entre Brighton e Nova York, e a personagem principal é Penny, uma garota de 15 anos, muito propensa a cair em buracos, levar tombos em palcos de teatros com mais de 300 expectadores e, sem querer, viralizar (e ser depreciada) na internet por causa disso. Além de conversar com seu melhor amigo Elliot, Penny também conta tudo o que acontece em sua vida em um blog, onde escreve sob o pseudônimo de Garota Online.

Diferente de muitos livros young adults, em Garota Online o "mundo virtual" está bastante presente na história, o que faz a gente se identificar e torna tudo bem mais real. O ponto que a Zoella quis tratar aqui é, justamente, a interação das pessoas em blogs e redes sociais e como o que a gente escreve na internet pode tanto ajudar quanto fazer mal a outras pessoas. Esse assunto é bastante atual porque é muito frequente a gente ver pessoas escondidas atrás de usernames publicando comentários desnecessários e maldosos de graça por aí.

Outro ponto, mais específico, que é levantado no livro é a síndrome do pânico, transtorno do qual a própria Zoe sofre. Ela faz descrições bem detalhadas das sensações dos ataques de pânico e, ao longo do livro, vai deixando dicas de como se acalmar em situações assim, o que pode ajudar muito quem tem o mesmo problema.

Enfim, eu acho que a Zoella escolheu abordar temas bastante interessantes nesse seu primeiro livro (o segundo já está sendo escrito, inclusive). Mas apesar desses assuntos mais sérios, o livro é bem leve e bonitinho e também traz fotografia, viagem, amizade e romance.


E aí, você gosta da Zoella? Já leu ou está afim de ler Garota Online?

Você pode comprar o livro Garota Online na Saraiva ou no Submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário