quinta-feira, 7 de maio de 2015

Quinta avenida, 5 da manhã (Sorteio)

Assim como a moda, o cinema também costuma retratar o comportamento e as transformações da sociedade em determinados momentos. Confesso que até ler Quinta avenida, 5 da manhã, escrito por Sam Wasson, eu não entendia o porquê do filme Bonequinha de Luxo ser tão famoso (afinal, não é nem de longe o meu preferido da Audrey), e muito menos pensava que ele tinha alguma importância histórica. O fato é que essa leitura não só fala sobre a criação do livro homônimo de Truman Capote, mostra como se deu a adaptação desse livro para o cinema e detalhes de seus bastidores, como também me abriu os olhos para seu impacto, principalmente para a mulher do começo dos anos 1960.


Holly Golightly, a personagem principal dessa história, é uma mulher independente, que vive sozinha em New York, dá as melhores festas e flerta com os homens. Um lifestyle bastante diferente do que era esperado das mulheres na década de 1950, dentro e fora das telas. "Bonequinha de Luxo foi um passo à frente na representação da mulher no cinema e foi um dos primeiros filmes a nos pedir que simpatizássemos com uma moça ligeiramente imoral". E justamente por essa imoralidade de Holly que Audrey teve muito receio em aceitar interpretá-la. Dá pra imaginar que ela quase rejeitou o papel mais importante de sua carreira como atriz?



Além de relatar tim-tim por tim-tim o processo de produção do filme, com a escolha de roteirista, diretor, musicista, casting do elenco (até do gato!) e bastidores das gravações, Sam Wasson adicionou muitos insights da Hollywood dessa época, que era cheia de censura principalmente em relação ao sexo.

Mas as partes do livro que eu mais gosto são, naturalmente, aquelas que falam sobre a Audrey. O autor do livro dá algumas pinceladas sobre os outros filmes que ela fez e também sobre sua vida pessoal, que sempre esteve em conflito com sua carreira. Ele também aborda a parceria entre ela e Givenchy, que se consagrou em Bonequinha de Luxo, e transformou Holly em um ícone da moda, assim como Audrey já era.

Enfim, como vou escrever muito sobre a Audrey nesse mês e o post mais acessado do blog é justamente A moda em Bonequinha de Luxo, o blog, em parceria com a editora Zahar, vai sortear um exemplar do livro Quinta avenida, 5 da manhã! Queria agradecer a Priscila da Zahar, que foi super querida, e indicar o facebook, twitter e instagram da editora que está sempre publicando livros incríveis (os meus preferidos são os de moda, é claro).

E para participar do sorteio só é preciso ter endereço de entrega no Brasil, curtir a página do blog no Facebook (afinal, o resultado do sorteio vai ser divulgado por lá) e responder o formulário abaixo até dia 30 de maio. O resultado sai no dia 31.

E se você ainda não assistiu o filme Bonequinha de Luxo, a dica é ir pro Netflix que ele tá disponível por lá!

Você pode comprar o livro Quinta avenida, 5 da manhã na Saraiva ou no Submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário