segunda-feira, 6 de julho de 2015

Por que preto é minha cor preferida

Posso afirmar que ao menos 70% das minhas roupas são pretas, e isso não aconteceu intencionalmente. Preto, sem dúvidas, é a minha cor preferida para roupas (apesar de não ser uma cor, cientificamente falando).  Vestir preto, pra mim, é algo confortável e descomplicado, e com o bônus de ser muito estiloso.

Mortícia já dizia: Preto é uma cor muito alegre.
Preto é fácil e democrático de ser usado. Em termos práticos, ele combina com quase todas as cores, e também funciona muito bem quando "combinado" consigo mesmo. Pode ser uma ótima base para acessórios e para juntar em um mesmo look cores que talvez não ficariam bem juntas se estivessem sozinhas. Há também um ponto econômico: preto pode parecer chique mesmo que seja em uma peça barata.

É uma cor cheia de significados, que podem ir de uma ponta a outra da escala. "Como é que o preto pode denotar tanto a opressão (os nazistas, por exemplo) como também a rebelião de jovens (punks e góticos)? Como pode ser o traço distintivo de vestuários religiosos (freiras e padres), e também de fetichistas bondage? Nenhuma outra cor exerce tantas funções, em tantos campos, como o preto faz. É excepcionalmente versátil e flexível." [Rebecca Willis].

Não é por nada que preto é clássico. Coco Chanel foi uma das primeiras a perceber seu poder, e depois dela, muitos outros o usaram como sinônimo de elegância e sofisticação. Um exemplo foi Givenchy, ao criar o figurino de Bonequinha de Luxo. E apesar da indústria da moda tentar dizer que o rosa, o azul ou o laranja é o novo preto, o velho preto ainda está muito presente e não acho que ele vá se tornar obsoleto tão cedo.





E aí, vocês usam bastante preto? Gostam de looks all-black ou preferem misturar com outras cores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário